terça-feira, 27 de outubro de 2015

#delphi20anos | Embarcadero Conference 2015 | Resenha

Olá!

No dia 21/10/2015 tivemos a EC2015.

Foi um evento especial pois comemorou os 20 anos de existência do nosso Delphi.

Foi tudo muito bacana, no espaço APAS, e participamos com uma palestra sobre JSON.

Gostaria de colocar minhas impressões sobre o evento e o Delphi 10 Seattle.

Ao final deste post disponibilizo o link para o slide bem com os fontes dos exemplos.

Sobre eu e o Delphi

Programo em Delphi desde 1998, pegando um pouco do Delphi 3 em diante.

Agradeço imensamente a algumas pessoas por conta disto. Rodrigo Lourenço é a principal delas pois me deu a maior força. E claro, meu eterno chefe Moisés. Se ele não visse potencial em mim eu não estaria aqui. Obrigado!

Eu era um jovem de 21 anos querendo ser contador e era fera em VBA. :D
E achava que tudo poderia ser resolvido com macros do Excel.

O Delphi me deu uma profissão, respeito e consigo contribuir com a sociedade de alguma maneira.

Atualmente tenho um espectro mais amplo de tecnologia pois acredito que "um samurai não se faz apenas com uma espada".

Sobre o evento

Eu curto muito eventos de tecnologia e a EC é especial pois revejo amigos, como o Alex e o Léo da MorInfo bem como o Leonardo da WiseSystem, parceiros profissionais e amigos.

Conheci e revi pessoalmente figuras fantásticas da comunidade, a maioria MVP, como Rodrigo Mourão, Guinther Pauli, Marcos Moreira,  Kelver Merlotti, Carlos Agnes, Samuel Muka, Landerson Gomes, Marcelo Varela, Adriano Santos, Willian Duarte, Newton Oliveira, Laércio Guerço e um monte de gente bacana! E se não mencionei alguém me dá um toque :)

O evento foi muito legal mas senti um "pouco menos cheio" do que os últimos anos. Acredito que o fato de ser pago tenha afugentado um pouco mas ao mesmo tempo podemos entender que quem estava lá estava realmente interessado.

Ou seja, o fato de não estar "lotado" não é um indicador necessariamente ruim.

Organização nota 10. Se você não foi, deveria ter ido. :)

Sobre o Delphi 10 Seattle

Para eu poder fazer a palestra me foi disponibilizado o Delphi 10 com uma licença de avaliação.

Eu considero que esta muito, mas muito bom as novas funcionalidades da IDE. Acredito que valha muito à pena atualizar para esta versão. Não vou detalhar todos os aspectos que me chamam atenção mas resumo que vale muito à pena.

Se parece ter bugs? Sim, mas para isso inventaram os updates. Faz parte do jogo.

Sobre o noSQL e mongoDB

Eu estou usando mongoDB a dois anos. E dou meu testemunho que vale muito à pena você conhecer este banco e considero uma dádiva finalmente o Delphi dar suporte a este banco noSQL orientado à documentos.

A palestra do Alan Glei foi muito boa em relação a este assunto e espero ter a chance de explorar este aspecto em futuras postagens.

Se você não tem ideia do que estou falando vejo no meu PPT uma pequena introdução sobre o assunto. E, óbvio, procure pelo PPT do Alan, que até a publicação deste não estava on-line. no link:

http://pt.slideshare.net/AlanGlei/firedac-para-bigdata-teradata-e-mongodb

Sobre o mobile no Delphi

Eu admito que estou tendo uma postura meio blasé em relação a este assunto até mesmo porque sou um cara de backend.

A palestra do Rodrigo Mourão e do Fernando Rizzato me aguçaram a curiosidade e pretendo me aventurar nesta seara.

Sobre o Windows 10

Bom, o Windows 10 é uma realidade e não podemos ignorar. Mesmo na era web e mobile eu não acredito na eliminação de aplicativos desktops. Acredito na convivência dos três modelos por anos. Afinal, programas Clipper ainda estão por ai, certo? E por quê? Por que resolve o problema do camarada. :D

O lance do Delphi é justamente o de conseguirmos prototipar e disponibilizar uma solução mais rapidamente do que qualquer outra tecnologia.

E é isto que esta sendo proposto para a mobilidade.

Será que realmente precisamos fazer um frontend baseado em padrões web?

Dependendo do foco do seu negócio talvez a resposta seja não. E seu sistema pode ser web sem necessariamente ter uma página web.

Enfim, para aplicativos Windows não existe outra opção viável.

Ponto alto do dia

Recebi um retorno muito bacana de uma profissional Delphi, Valquiria, que me agradeceu pessoalmente pelos artigos sobre RegEx. Isso foi muito significativo para mim pois  já fazem alguns anos e receber um agradecimento por uma contribuição que você deu faz as horas de sono perdidas valer à pena.

Sobre a minha palestra

Palestrei sobre JSON.

O Delphi oferece uma nova biblioteca para se trabalhar com JSON que torna a vida um pouco mais fácil. Gostei muito do que vi, especialmente por trabalhar com Python e ter um parâmetro de comparação forte.

A palestra foi muito bacana e a cada ano vou melhorando o timing.

Agradeço a todos que compareceram e deram feedbacks.




Exemplos

Os exemplos podem ser baixados do GitHub em:

https://github.com/jmarioguedes/EC2015_JSON.git

Os fontes estão bem comentados, acredito eu, e conseguimos ver o potencial da nova biblioteca.

Qualquer ajuda que eu puder dar envie um e-mail para: mario.guedes@arrayof.com.br

Para interagir com o Instagram o exemplo pede o CliendID e o ClientSecret que você pode criar em:

https://instagram.com/developer/clients/manage/

Fotos roubartilhadas, de novo. :D











Obrigado e até breve!

Minha lista de blogs